quarta-feira, 21 de março de 2012

O surfista que virou queijo


O imparável Fabinho "Montezuma" Pimentel

Com o espírito untado pela especialíssima manteiga do Montezuma, apareci nas mídias em tempos idos para aplaudir o laticínio que fica na Serra da Paulista, fonte de singulares derivados de leite de búfala. 


Como o povo, na época, ficou amanteigado com a postagem, resolvi contar mais um naco da história desta empresa que, como poucas, é um orgulho sanjoanense, pela inovação e pela excelência dos produtos.


Santista de nascimento e de arquibancada, Fábio Pimentel, que já foi pegador de onda, sempre teve uma ligação afetiva com este torrão mantiqueiro e seus arredores. Sua família tinha (ainda tem) uma casa de veraneio em Águas da Prata, que ele frequentava (ainda frequenta) com religiosa assiduidade. 


Em Pinhal City, apesar da esbórnia da vida universitária, ele conquistou o canudo de agrônomo. Formado, fez um périplo por variadas lidas agropecuárias. Confinamento de gado, horticultura e muitas outras ralações que necessitavam de pesado labor para render poucos tostões.


Bom de garfo, apreciador da boa mesa, nos anos 1990 ele conheceu —e adorou— os queijos de búfala. Na Fazenda Paineiras, adquirida pela família em 1995, o leite de algumas cabeças bufalinas e a boa mão pra cozinha da então esposa Carol proporcionaram as primeiras peças de queijo fresco, para consumo próprio e para presentear amigos. 


Elogios muitos, a premência por um negócio que vingasse e o modismo das pizzas com mozzarella de búfala foram incentivos à produção em escala comercial. Em 2001, nascia o Laticínio Artesanal Montezuma, uma fabriqueta cheia de belas intenções queijeiras e com as bênçãos da natureza serrapaulística.


Com um produto aprimorado e muita teimosia, a coisa cresceu. Hoje, os Crepúsculos exportam o portfólio Montezuma para mais de trinta cidades. Fábio Pimentel, proeza!, conquistou, entre alguns chefs estrelados, a cozinha de Rogério Fasano, um dos mais exigentes restaurateurs do país.


O Montezuma, desde 2010 equipado com modernas máquinas italianas, também tem como importante clientela a comunidade judaica. Foi o laticínio de búfala pioneiro no selo kosher (só têm essa certificação as empresas que seguem rígidos preceitos israelitas no preparo de alimentos).


Fabinho Pimentel, o imparável, cidadão honorário macaúbico desde 2008, é um ex-surfista que largou a prancha para se entranhar nesta província crepuscular, fazer família, empreender e ganhar a vida. Fez tudo isso e continua fazendo os melhores queijos deste solo vulcânico.



domingo, 18 de março de 2012

Sanja queijeira

 

manteiga

A estrada da Serra da Paulista nos leva a belas paisagens de Sanja. Há anos que esse sinuoso caminho também nos traz as gostosuras de búfala do Laticínio Montezuma, empreendimento do amigo Fábio Pimentel. Hoje pela manhã, me abastecendo para o breakfast domingueiro na Padaria Rainha, conheci (já era fã da mozarela e afins queijeiros) mais um produto do excelente catálogo desta empresa que tão bem processa o leite bufalino: manteiga. O carimbo "premium" no rótulo faz jus ao sabor.

http://www.latmontezuma.com.br/

segunda-feira, 5 de março de 2012

Gastão, o descanso de um justo

gastão2

Triste notícia neste torrão mantiqueiro: o falecimento do engenheiro civil e ex-prefeito Gastão Cardoso Michelazzo.

Durante toda a vida vizinhei com os Michelazzo na Tereziano Vallim. Na minha infância tive como um dos grandes amigos, Tocko Michelazzo, caçula do casal Gastão e Marli. Nos anos 80 trabalhei na Construtora SGM, empresa sanjoanense dele, Gastão, e dos filhos, Silvio e Sérgio Michelazzo.

Tive, portanto, uma convivência pessoal e profissional com o Dr. Gastão. Como observador da cena política local também acompanhei o seu mandato (1989/1992) como prefeito, eleito pelo então PMDB que era à época um partido de resistência à ditadura.

Homem afável, de sólidas convicções, mas de espírito conciliador, muito me ensinou. Deixa valiosos legados: de devoção à família, de empreendedorismo nos negócios e de decoro na vida pública.

Quero aqui transmitir publicamente meu pesar aos familiares e também render minhas póstumas homenagens a esse homem, exemplo de pai de família, profissional dedicado e destacado na área de projetos e construção civil e político probo, que honrou seus mandatos procedendo com retidão no trato com a coisa pública.

Seu nome, merecidamente!, já está gravado na galeria de notáveis desta província crepuscular.

Descansou! Biografia ímpar que lhe faz jus ao merecido repouso dos justos.