domingo, 19 de julho de 2020

SOÉCO

Carolina, a inspiradora da marca, com a irmã Isadora
Carolina Palomo morou na Índia e estuda Naturologia em Santa Catarina. Ela é uma jovem sanjoanense que busca viver em harmonia com o planeta. Nessa nobre luta por sustentabilidade, Carol pediu à avó costureira que confeccionasse para seu uso um absorvente íntimo reutilizável. As amigas de universidade dessa brava geração que combate os bons combates compraram a ideia do respeito ambiental. Mas, óbvio, ninguém queria abrir mão do conforto. 

Carolina inspirou Andresa que convidou Gabriela. Gabriela é prima de Carol e sobrinha de Andresa. Andresa é mãe de Carol e tia de Gabriela.  

Andresa e Gabi estão empreendendo. Lógico, querem o êxito e o que dele advir, mas querem principalmente contribuir com pequenas-grandes mudanças culturais que proporcionem um consumo responsável e menos agressivo à Terra. Além disso, há benefícios à saúde da mulher na troca de um produto permeado por substâncias químicas por outro que é de tecido 100% algodão. 

Há estudos que mensuram uma mulher —da puberdade à menopausa— descartar no lixo, que loucura!, 14 mil absorventes. 

Sinto informá-los que óbices anatômicos impediram-me de dar um testemunho baseado num “test-drive” do produto, mas, troças de lado, exalto a SOÉCO, uma empresa de gente amiga da minha aldeia, uma empresa forjada em princípios e valores que pregam mais consciência por um mundo melhor.


Andresa e Gabriela Palomo, as empreendedoras

sábado, 4 de julho de 2020

Arlanch Massas Artesanais

Já falei por aí que o isolamento nos trouxe de volta o prazer de comer em casa, a revalorização dos nossos quintais e áreas domésticas de lazer. Cozinhar é bom, trazer boa comida pro nosso canto também é delicioso.

Conheci inúmeros novos sabores nos últimos meses. E uma das coisas que mais me surpreendeu foi a Arlanch, uma marca pinhalense de massas artesanais. Pati Noronha, da Carnes Mantiqueira, foi quem me apresentou o selo através de um incrível capeletti de ragu de carne.

Fui atrás do fio da pasta e descobri Mayra Arlanch, natural de Brotas e radicada em Pinhal, uma apaixonada pela culinária que traz no DNA os antepassados da Velha Bota e na memória afetiva as massas e os molhos da avó Zulmira.

Herdar a mão da matriarca e os segredinhos do seu fogão foram estímulos para Mayra confeccionar pastas em escala comercial sem jamais abrir mão da alma homemade da comida.

Terminei a semana recebendo na minha porta “o” presentão da Mayra: um generoso pot-pourri da Arlanch composto de cannelloni de espinafre com cream cheese, manicaretti de alho-poró, manicaretti caprese que leva mozzarella, tomate cereja e manjericão e, sublime dos sublimes, manicaretti de damasco com cream cheese.

Onde foi a degustação da belíssima seleção? No meu quintal. 
As massas foram bem acompanhadas do molho bechamel da Josi e do copa-lombo defumado do Empório 3 do amigo Renato Pires. 

🍝🍷🍝🍷 
Em São João, na Carnes Mantiqueira 
Em Pinhal, pelo zaPasta 19 99984-0490