Leitores e amigos,
Um Natal crepuscularmente harmônico e
um 2010 repleto de êxitos macaúbicos!
Uma noite de Natal
Desde o dia 13 está ali, na cela do Batalhão de Guardas, tendo Joel Silveira como companheiro, e um cartaz na parede com o lema: "A guarda morre, mas não se rende". Joel colocou por cima a página inteira de um jornal com a cara do Papai Noel. O bom velhinho sorri estupidamente, com suas bochechas coloridas, mas não dá para salvar nem alegrar a noite de Natal que se aproxima.
Os advogados dos dois, dele e do Joel, haviam negociado uma visita dos parentes, mulheres e filhas, mas o comando da região militar vetou a visita aos presos do AI-5. Deviam ser comunistas e não mereciam o Natal dos homens de boa vontade que acreditavam em Deus e no Natal.
Os advogados dos dois, dele e do Joel, haviam negociado uma visita dos parentes, mulheres e filhas, mas o comando da região militar vetou a visita aos presos do AI-5. Deviam ser comunistas e não mereciam o Natal dos homens de boa vontade que acreditavam em Deus e no Natal.
A noite caiu, a lâmpada empoeirada que pendia do teto não lembrava luz, lembrava calor, o verão daquele ano fora terrível. Para abreviar a noite, resolveram dormir mais cedo, mas a porta de repente se abriu e entraram dois soldados com duas bandejas. O comandante do batalhão, um homem distinto, que parecia não ter nada a ver com a prisão da qual era carcereiro, mandava uma garrafa de vinho nacional -que o Joel classificou como vagabundo, mas bebeu-o todo. Evitei me contaminar com o vinho dos vencedores.
Havia passas, um pedaço de panetone e uvas, que pareciam boas. Lembrei o verso de André Eloy Blanco: "Madre, son acidas las uvas de la ausência". As uvas do cárcere também são ácidas, mesmo assim, provei uma. Não estava tão ácida assim, mas amargou aqui dentro.
Depois do vinho, Joel começou a cantar o "Noite Feliz" e me convidou para fazer o mesmo. Eu não havia bebido nada e detesto de coração a canção natalina. Fiquei só ouvindo a voz desafinada do meu companheiro dizendo que um pobrezinho havia nascido em Belém. Parece que para nosso bem.
(Carlos Heitor Cony, Folha, 22/12/2009)
14 comentários:
Lauro,
A você, e a toda sua família, também faço votos de um santo Natal e um ano novo muito próspero, repleto de realizações!!
ola lauro, feliz natal para todos , e um otimo 2010 fique com Deus
..Luiza
Lauro,
Agradeço e aproveito para desejar muita Paz, Harmonia, Saúde e Realizações.
Feliz Natal e um 2010 joião.
Tadeu
Lauro, fale a verdade!
Como pode escrever tão simples, síntetico, texto curto e tão maravilhosamente bem!
Além do mais conseguir transmitir todas as emoções do narrador!
É de dar inveja!
Se houver a Santa Inveja, que seja ela; se não houver será a pecaminosa INVEJA!
O mais interessante, ou triste, de tudo isto é que o corpo dele está cansado, velho, meio alquebrado e a cabeça continua intacta! Este descompasso é de amargurar. Como conviver?
Lauro.desejamos a voces um Natal com muita paz e um 2010 com muita saúde e alegrias.
bjos.
Muito obrigada Lauro pelos votos e desejo o mesmo a você e família.
Obrigada pelas mensagens do ano todo.
beijão
Cidinha
Fala Grande Lauro!
Um Feliz Natal a você e sua família, que o nascimento de cristo renove nossas esperanças e nos fortaleça com paz, saúde e alegria.
Que 2010 seja um ano cercado de amigos e boas ações!
Um abraço!
AFC
Lauro,
Muito obrigado!!! Meus Sinceros Votos de Feliz Natal em Família e um 2010 de Muito Sucesso, Prosperidade, Harmonia, Saúde e Paz .
Meu amigo Lauro,
Um abraco de Feliz Natal de uma Londres nevada.... e desejos de feliz 2010 com gosto de sorvete da Dona Angelina.
Joao
Caro amigo Lauro
Que a paz de espirito e amor desde dia possa gerar bons frutos em todos os dias do novo ano!
Feliz Natal!
Abraço forte,
Gil
Laurito,
Desejo a voce e a toda sua família que possam ter um Natal repleto de "Deus" em seus corações, com muita Paz, Muiiiiiita Saúde, e tbém de muita Prosperidade, e um 2010 com muito, muito sucesso.... que vc possa voltar o mais breve possível, pois, vc nos faz muita falta, não só pelo profissional, mas principalmente pelo "Ser Humano" espetacular que vc é. Além de um fa- nático e apaixonado arteiro, digo (blogueiro).
Abraços
Rubinho
Feliz Ano de 2010, com muito amor, saúde, alegrias e que o espírito macaúbico prevaleça.
Abraços
Marta Salomão
Oii Lauro!! espero que seu Natal tenha sido repleto de amor e que 2010 traga a todos muita realização e sucesso!!!
Gde abraço p/ toda sua família!
Lauro, muito obrigado pelos votos, desejo para você muita luz, energia positiva, paz e tranqüilidade para que você vença seus desafios e retorne ao nosso convívio.
Abraços.
Leandro Eugênio Balloni dos Santos
Postar um comentário