Comida caipira, comida da roça, comida rancheira, comida rústica...
Vários são os nomes que batizam o mesmo tipo de rango servido nos restaurantes localizados em áreas rurais. Nesse modelo de estabelecimento, quase sempre a família proprietária faz tudo: compra os insumos, limpa o salão, cozinha, recebe os comensais, serve mesas, repõe a comida, fecha a conta...
Fincado na Serra da Paulista, esse pedacinho de exuberância verde que conecta São João a São Roque da Fartura, o Restaurante Sítio Fortaleza regala com uma comida camponesa que agrada matutos pelas raízes e saudade e urbanoides pelo sabor e abundância. O pururucar da leitoa, o estalar da mandioca, o amargar do jiló, o roncar da feijoada, o queimar da lenha...
O repasto fresco, fumegando e cheiroso, evoca fogões do passado em casas de mulheres queridas —mães, tias e avós— que nos beijavam sem tirar o avental. O molho de pimenta artesanal e os doces caseiros com queijo denotam um cuidado também nos detalhes.
As portas estão abertas há quase vinte anos, e esta longevidade, penso eu, também se deve à geografia que proporciona uma visão cinematográfica dos arredores. O panorama contemplado dali sintetiza a singularidade desta Mantiqueira de tantas exclamações.
E por falar em mantiqueirices: a propriedade é agraciada, ainda, com uma cachoeira belíssima, cujo acesso é exclusivo aos clientes.
🥘🍗🍺 🍌🌳💦
👉🏻Onde? Restaurante Sítio Fortaleza.
👉🏻Como? Acesso pelo km 4 da Estrada da Serra da Paulista (o Waze faz a rota sem erro).
👉🏻Quando? Sábados, domingos e feriados, das 12 às 15h.
👉🏻Quanto? Mastigue sem limites pagando 45 polentas por pessoa.
👉🏻Dinheiro de plástico? Deixe em casa essa modernidade e leve as antigas notas de real ou os esquecidos talões de cheque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário