domingo, 7 de março de 2021

Verme & vermes

Um sábado de fim de verão carente de poesia pelo cinza que ameaça no céu, pela reclusão prudente e pelo medo do vírus letal. Busco alento na leitura e nas películas da sempre salvadora Netflix. A feijoada, presente de um cozinheiro amigo, proporciona um fugaz e gordo prazer no meio de tanta aflição.


Pensamentos recorrentes vêm e vão, inafastáveis, sem cor. Do vírus, já devidamente esquadrinhado pela Ciência, sabemos à exaustão o quão essenciais são as vacinas e o cotidiano preventivo para combatê-lo. Façamos o que nos cabe e gritemos sem pudor para que consigamos o que compete ao Verme, ops, ao governo. 


O verme, naquele sentido de priscas eras, é causador de barrigas inchadas, de desconfortos abdominais e de apetites insaciáveis. 


Hoje, o Verme, numa versão piorada e desumana, mata por negar a gravidade do vírus, por causar retrocessos medievais e por disseminar comportamentos irresponsáveis. 


E o mais triste é que 30% dos nossos gostam dos efeitos decorrentes da ação do Verme e boicotam a prescrição vital de vermífugos institucionais. Esse um terço de brasileiros é resistente à claridade dos fatos, à verdade dos números e à Ciência. A marcha, em todos os sentidos, toca e avança em notas e formação fúnebres enquanto o Verme gargalha e arrota satisfeito com seus recordes macabros. 


A noite avança e a sobra da feijoada do almoço chama-me à mesa anunciando um invencível verme —uma lombriga— e um cerrar de dia menos melancólico. 


No fim, quero crer, as flores da vida hão de se destacar sobre o plúmbeo do obscurantismo.

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

por Carlos Ferreira*
 Acesse o BLOG:  
www.carlosferreirajf.blogspot.com

Vem aí o programa "Conexão Esportiva" na ISTV (www.istv.com.br)

 Livro no prelo:- "Notáveis Personalidades", que vai relatar as trajetórias de grande nomes da comunicação: Radialistas, jornalistas, sambistas, blogueiros (as), cantores (as), compositores (as) e escritores (as). Arlene Brigatto, Augusto Gustavo, Carlos Estevão, Carlos Odilon, Edson Palma, Efigênio Gomes, Fernando Sérgio, Francisco Canalli, Glauco Fassheber, Gutemberg Gomes, Helvécia Oliveira, Jairo Fernandes, Juarez Sales, Licério Gomes, Luiz Storino, Mário Cesár, Maurício Menezes, Osmar Frazão, Paulo Emerich, Paulo Roberto Simão, Reginaldo Lima, Roberval Antunes, Sagrado Lamir David, Sousa Mendonça, Tadeu Miracema, Tota Meneghel, Uiara Araújo, Walmir Rodrigues, Wilson Cid,  são alguns dos nomes presentes no livro.

*Carlos Alberto Fernandes Ferreira é radialista, professor e escritor, formado em Gestão de Recursos Humanos pela UNICSUM (Universidade do Sudeste Mineiro), com extensão em Gestão Financeira pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), membro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, das  Associações Mineira e Brasileira dos Cronistas Esportivos, das Academias de Letras de Juiz de Fora, Ubá, Caratinga e Teófilo Otoni, da Associação de Cultura Luso-Brasileira (Juiz de Fora) e do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri (Teófilo Otni).