terça-feira, 8 de outubro de 2024

Geladas influências

Attilio Junior e Letícia Brunorio, o casal Dubelato

Nascido em Buritama, ele cresceu em outra cidade de São Paulo, Monte Azul Paulista, onde o pai tinha uma sorveteria que aliviava o calor infernal do norte do estado. O comércio, na verdade, era mais do que um ponto de venda. A Dubon, esse era o nome, também fabricava e distribuía regionalmente os sorvetes do empresário Atilio José Aparecido Rossi, genitor do personagem desta crônica, Attilio Junior Rossi.

O menino, cuja infância monteazulense foi de deleites diários e ilimitados no saboroso empreendimento do clã, saiu de casa para cursar Engenharia de Alimentos na USP de Pirassununga. Na diversidade do ambiente acadêmico, Attilio conheceu e caiu de paixão pela poços-caldense Letícia Pereira Brunorio. O namoro começou em meio às aulas de Microbiologia e Tecnologia de Produtos Lácteos.

No meio do curso, Letícia se auto-exilou na França para um período de intercâmbio. Voltou trazendo na bagagem outra paixão: gelatos. Compartilhou com o namorado os aromas da viagem e o que tinha provado de bom nas gelaterias da Europa.

Diplomados, Letícia e Attilio ingressaram na trajetória profissional em multinacionais: ela, na Nestlé; ele, na Danone. Attilio, depois da temporada nos iogurtes famosos, regressou a Monte Azul para auxiliar o pai na expansão da Dubon.

Fazer gelatos, morar em Poços e casar foram determinantes vontades do casal. Attilio se inspirou no negócio do pai para em 2017, junto com Letícia, abrir na estância vulcânica a primeira loja da Dubelato. A marca é uma junção de Dubon e gelato. Attilio conta: “Quis fazer um produto diferente do que eu conhecia. O gelato é feito com ingredientes melhores, textura e cremosidade que nada têm a ver com sorvete. Estudei muito, fiz milhões de testes até chegar no resultado que vendemos hoje. Continuo aprimorando, inovando e aprendendo. Gosto do desafio de experimentar uma fruta ou uma sobremesa e transformar o sabor num gelato, obviamente sem aditivos químicos e insumos artificiais.”

Depois de sete anos da unidade inaugural, a Dubelato é um selo de qualidade consolidado na região. Entre lojas próprias e parceiras, sete fazem sucesso em Poços (4), São João da Boa Vista, Amparo e Pouso Alegre. Mais quatro serão abertas nos próximos meses.

Attilio Rossi encontrou Letícia para construir família e prosperar. A beleza da coisa está na inovação que honra a história do pai, o batalhador Atilio, que sustentou a prole enquanto o rebento se lambuzava de geladas influências que viriam moldar sua vocação e seu norte empresarial.

Attilio, permita uma provocação deste cronista glutão: que tal pensar num gelato sabor vulcão?

Nenhum comentário: