William Gonçalves está há dezesseis anos na cena gastronômica poços-caldense com o Breja Gastrobar. O bar, que resiste na zona sul da cidade, é point de moradores daquela região para um happy-hour, servindo uma atraente carta de petiscos, drinques e cervejas geladíssimas.
Em 2022, ele decidiu fazer discos napolitanos por uma razão simples: “não tinha em Poços uma pizza que eu realmente gostasse, com aquela pegada verdadeiramente napolitana”. Um tanto de pesquisas e um montão de testes precederam a abertura d’A Napoletana na avenida João Pinheiro, uma casa com atmosfera cantineira que serve belas redondas, cuja massa é de lenta fermentação e alta hidratação. O perfeito molho de tomate pelado completa o fundamento das impecáveis pizzas do lugar.
Da inauguração pra cá, o trabalho consistente do chef e pizzaiolo William caiu nas graças de moradores e de turistas que visitam Poços. Em meados de 2023, num concurso em São Paulo em que disputaram cinquenta e quatro pizzaiolos do Brasil, William conquistou a sétima colocação com uma de suas criações, a singular amatriciana, que congrega mozzarella, parmesão, bacon de papada, tomate coquetel, alho frito e salsinha. Aqui minha opinião: num raio de cem quilômetros, não há pizza melhor que a d’A Napoletana.
A coisa deu tão certo que a família Carvalho Dias, responsável pela revitalização e modernização do complexo turístico do Cristo, colocou A Napoletana no rol das melhores iguarias da cidade. E veio o convite: abrir uma versão expressa d’A Napoletana na icônica montanha de Poços.
E rolou o casamento. Neste nascer de 2024, a pizza que conceitualmente já estava no topo de Poços, agora está também literalmente. Nos céus e sob as bençãos do Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário