quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Zé do Carlito

Zé Renato, Daniela e Carlito, pai do Zé (1979)

 Mais um pequeno comércio que não resistiu ao trator da economia moderna, ou melhor, resistiu sim. Perdurou por mais de duas décadas neste século já totalmente dominado pelas redes supermercadistas.

José Carlos Ricci Valla está no ramo desde 1963, quando o pai Carlos, o Carlito, abriu o Empório Valla. Aos dezesseis anos ele foi ajudar o genitor na lida e nunca mais saiu da atividade que a crônica de antanho chamava de secos e molhados. Vai daí que Zé Carlos, rebento do Carlito, entrou para as enciclopédias como Zé do Carlito.

Zé do Carlito é daqueles que prosperaram trabalhando duro naqueles armazéns icônicos do interior brasileiro. Aqueles empórios que vendiam literalmente tudo. Aqueles estabelecimentos em que o fiado era regra. Aquelas mercearias que ostentavam varais de linguiça curando; curado também era o queijo caipira. Aquelas vendas que ofertavam gaiolas, penicos, ratoeiras, rolos de fumo, panelas, enxadas, botinas, peneiras e toda sorte de alimentos básicos comercializados a granel.

Zé do Carlito é daquela velha guarda de comerciantes que serviam colonos e meeiros das remotas localidades rurais. Zé do Carlito abarrotava o Jeep do pai com as compras do mês dos homens do campo e saía rasgando as montanhas platino-pratenses para fazer as entregas dos mantimentos essenciais às roças do passado.

Nesta última quinta-feira de 2023, fui testemunha do definitivo baixar de portas do lendário bazar. As prateleiras desfalcadas simbolizando o fim de uma era. Fregueses antigos se despedindo. Os filhos, Daniela e Zé Renato, que cresceram no histórico balcão foram dar o abraço de admiração e agradecimento.

Missão cumprida aos sessenta anos de labuta, Zé do Carlito, 76, escreveu sua honrada trajetória com lápis de ponta grossa naqueles pardos papeis de embrulho. Memórias de uma saudosa Águas da Prata que não existe mais. Vida que segue, história que fica!

Zé Renato, Zé do Carlito e Daniela (28/12/2023)


Nenhum comentário: