segunda-feira, 5 de junho de 2023

AirBNB — Aria di Verde

 

O AirBNB e suas surpresas. A hospedagem na Costa Amalfitana foi definida pelo custo, localização e depoimentos de usuários. Ainda assim, a chegada num domingo assustou um pouco.


Na Itália, mesmo nos lugares mais turísticos, aos domingos e feriados, comércio e transporte público padecem de algumas restrições de funcionamento.


Nossa hospedagem em Agerola só pôde ser alcançada num dia não útil por um trajeto mais longo de trem e ônibus.


O trem que saiu de Nápoles chegou a Castellammare di Stabia por volta das 12:30. O ônibus para Agerola só sairia às 15:00. Josi, na ânsia pelo destino final, viu coisas e deu um alarme falso. Subimos no ônibus errado. Descobrimos o erro rápido e descemos, mas tivemos que voltar a pé e carregados por mais de quilômetro. Nossa espera foi, então, por alguns minutos, na banqueta externa de uma padaria. Ficamos aboletados ali até o pontapé da dona do comércio que nos privou de um reles assento sob o sol do Golfo de Nápoles.


Embarcados no coletivo e cansados, a subida na serra nos pareceu interminável. O contato visual com os arredores indicava que estávamos chegando a um recôndito retiro montanhês. A calmaria e o clima do rincão não tinham nenhuma conexão com o frisson e o calor da Costa Amalfitana.


O ponto de desembarque seria na Pizzeria da Nando. Ali, extenuados, miramos o hospedeiro Matteo com olhares de ódio. O carcamano nos enganara. Ao invés da Costa famosa seríamos enfiados numa cabana isolada. A tensão aumentou quando tivemos que sair da via principal caminhando até o apartamento. A descida íngreme foi tão desconfortável quanto pensar que teríamos que subi-la diariamente.


Terminada a estadia, tenho algo a dizer sobre. Novo, espaçoso e bem equipado, o apartamento de Matteo é boa opção para quem quer conhecer a Costa Amalfitana, mas não quer pagar os preço$ do conforto à beira-mar. O local, muito bem servido de transporte público, é base para turistas do mundo todo que buscam um turismo menos caro. A pizzeria, ponto de ônibus e referência da hospedagem, é do irritado Nando. Sua família trabalha no negócio e ele não nega o sangue dos nativos do sul da Itália. Nando é mal-humorado, faz fantásticas pizzas a lenha e é torcedor fanático do Napoli. 

Nenhum comentário: