quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

O delivery (quase) venceu


O delivery venceu, não há mais consumo no local, mas o guloso forasteiro resiste. Fregueses que não moram na aldeia montanhosa têm que comer no carro, na rua, na praça. Então…


A porta de ferro cerrada do velho comércio serve de encosto ao cansado homem que se aboleta no degrau estreito. Luzes natalinas piscam distantes da rua deserta, o cheiro de bacon na chapa perfuma os arredores, o sujeito devora o inigualável hambúrguer como se fosse sua última refeição. No veículo, a esposa se alimenta reservadamente enquanto olha triste para aquele Neandertal faminto.


A cena acima descrita tem como personagem este desajeitado escriba e como cenário uma noite de dezembro de 2023 numa parte alta e menos movimentada da rua Assis Figueiredo em Poços de Caldas.


Nalgum dia do passado recente, o amigo poços-caldense Gustavo Basso indicou a placa Dona Dulce como o melhor hambúrguer do planeta. Devoto burgueiro que sou, tive fé na palavra dele e subi a serra para “rezar”. Cheguei ao pequeno templo que não comportava mais do que seis fiéis comensais. Do pequeno balcão via-se a magnética a imagem do robusto chapeiro manipulando a espátula com religiosa destreza. Habilidade também sobrava na montagem dos hambúrgueres no pão brioche do enxuto cardápio da casa. Comi, rezei e amei! Sim, que descoberta!, o Santo Graal dos hambúrgueres existe e fica na cratera do vulcão mineiro.


O parrudo burgerman mencionado no parágrafo acima é Felipe Cobra, 41 anos. Empacotador aos 14 no Supermercado San Michel, o gosto pela informática fez Felipão trabalhar em várias lan houses de Poços. Estávamos no período paleolítico que precedeu os smartphones.


De bom churrasqueiro de festas a empresário de um restaurante falido, a vida seguiu e fez das suas. A grana para recomeçar era minguada, mas o talento gastronômico era grande. Uma modesta hamburgueria dava para abrir com os trocados. A guerreira avó Dulce foi inspiração para, em agosto de 2014, nascer a Dona Dulce Classic Burger.


Sobre os poucos itens da carta, Felipão evangeliza e tem a minha benção: “Menos é mais, o simples me encanta, minha proposta é hambúrgueres sem firulas, é servir o clássico com qualidade.” Amém, Felipão!


Até janeiro de 2023, o espaço recebia (poucos) glutões in loco. Desde então, banquetas e o pequeno tampo foram abolidos proporcionando a recorrência de quadros primitivos como o narrado no início desta crônica. Não desistir da peregrinação à Dona Dulce, ainda que desconfortável, é acreditar no poder de suas crenças. Creia, nenhum delivery é capaz de derrotar você!


🍔🍔🍔

Dona Dulce Classic Burger

Rua Assis Figueiredo, 407

Poços de Caldas, MG

Só delivery ou retirada no local
De terça a domingo, a partir das 18h

35 3721-7921


Felipe Cobra, o burgerman

Nenhum comentário: