sábado, 19 de junho de 2010

Bloco na rua

JOtavio 

Sanjoanense, 45 anos, casado, pai de três meninas. O médico veterinário de formação e ex-reitor da UniFEOB vai pra sua segunda disputa nas urnas: João Otávio Bastos Junqueira é candidato a deputado estadual pelo PPS.

No seu primeiro embate eleitoral, a candidatura a prefeito de São João da Boa Vista em 2004, teve surpreendentes 7.071 votos. Número expressivo pra um calouro, ficou em terceiro lugar no pleito, muito à frente do então candidato da situação.

Sidney Beraldo, há vários mandatos representando São João e região na Assembléia bandeirante, é hoje alta figura do tucanato e está engajado nas campanhas de José Serra e Geraldo Alckmin. Com a não disputa de Beraldo, João Otávio vê uma boa oportunidade de se eleger e herdar do tucano o seu consolidado capital eleitoral.

Conhecido em São João, o grande desafio do candidato é ser um nome regional. Ser bem votado também na região é fundamental para as pretensões do postulante a uma cadeira na Assembléia Legislativa.

Bloco na rua, João Otávio aceitou o curto bate-bola com o blog.

1. Por que a candidatura?

Tenho convicção de estar preparado para o cargo. Apresentou-se a oportunidade de representar minha região e assim desejo colocar parte de minha vida, meu trabalho e minhas convicções a serviço da construção de uma sociedade mais justa e igual na qual minhas filhas e meus iguais possam viver bem.

2. Qual o legado político dos sucessivos mandatos do Beraldo?

O Beraldo atualmente e o Nelson Nicolau antes, mostraram a importância de termos um deputado próximo, que acompanha, auxilia e dá visibilidade às cidades da região. Mas, mais do que isso, mostraram que é possível uma região, mesmo sem ter uma cidade muito populosa, fazer seu representante, basta querer e abraçar a idéia. É possível e importante para nós.

3. São João deve se desenvolver em qual direção? Qual é a vocação da cidade?

São João é uma cidade agrícola que possui uma boa estrutura de serviços. Começa a entrar em um ciclo mais forte de industrialização que deve ser acompanhado pelo incremento na formação de mão de obra e na infra-estrutura. Assim a prioridade é o fortalecimento do ensino em todos os níveis e seguir na melhoria estrutural da cidade (rodovias, escolas, moradias, etc).

Desta forma São João é, digamos, uma cidade multi-vocacional e isso, creio, é bom, pois as atividades econômicas podem ser complementares. Assim é preciso crescer sem destruir o conquistado, estimulando a agroindústria para fortalecer a produção agrícola, proporcionar a formação de bons profissionais para gerir o comércio, incentivar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável para preservar nosso requinte ambiental e por aí vai.

4. Quais são seus projetos para a região?

Por minha experiência e formação, minha bandeira será a Educação, mas sem ser o samba de uma nota só. A Educação no sentido amplo que além dos ensinos formais de qualidade em todos os níveis, passa pela cultura, pela dignidade de trabalho, moradia e lazer. Ninguém se educa de forma isolada, e para ter sucesso num plano educacional o entorno e as pessoas tem que estar bem.

Acredito na força dos consórcios regionais, como por exemplo, o Conderg, na qual cada cidade participa colaborando com suas vocações e infra-estruturas. Assim, por exemplo, o turismo hidromineral poderia ser incrementado em Águas da Prata, gerando emprego e renda, e a formação de profissionais do Turismo poderia ser feito em São João de forma combinada e complementar. Este exemplo pode ser ampliado para diversos setores da economia em todas as cidades evitando duplicidade de ações, otimizando recursos e unindo as pessoas.

7 comentários:

cassio corazzari disse...

SÃO JOÃO DA BOA VISTA MOSTRA SUA PUJANÇA E CRESCIMENTO, ATRELADA AINDA MAIS NA CANDIDATURA DE MEU AMIGO JOÃO OTAVIO....SER HUMANO SERIO, INTELECTUAL E ACIMA DE TUDO COM UMA VISAO SISTEMA E UMA LIDERANÇA EFETIVA. PRINCIPIOS BÁSICOS DE UM POLITICO MODERNO.

CASSIO LEONARDO CORAZZARI
CAMPINAS
CONSULTOR NA AREA DO COMPORTAMENTO HUMANO.

Anônimo disse...

Quero primeiramente parabenizar e desejar boa sorte ao João Otávio.
O sucesso do basquete em São João da Boa Vista foi um dos projetos que João Otávio ajudou a construir e contribuiu para mostrar São João na mídia nacional. Nossa região vai ganhar muito com um depuatdo como João Otávio, que tem história, visão estratégica regional e serviço prestado.
Boa sorte
Marcelo Barbosa Té
Casa Branca SP

Rafael Gianella Mondadori disse...

Apesar da distância. Tive oportunidade de conviver com o João Otávio trabalhando em temas de educação e certamente observei a importância de um trabalho justo, pontual e com visão global. Tenho certeza que a disponibilidade do João Otávio colocar seus conhecimentos e forma de ser a serviço da região será uma oportunidade que não deve ser disperdiçada pela população regional. Como diz no meu estado, o cavalo não passa encilhado duas vezes. Não percam a oportunidade de ter esse homem ao serviço da população da região.

Rafael Gianella Mondadori
Médico Veterinário
Professor da Universidade Federal de Pelotas - RS

Unknown disse...

A Sociedade Sanjoanense precisa se mostrar madura e politizada. A oportunidade será com o João Otávio.
Por participar com ele em várias instituições, posso dizer que seremos extremamente bem representados na Assembléia Legislativa.
Uma pessoa ética, com princípios, berço, experiência profissional e grande amigo... Se mostra preparado e capaz para a função.

Parabéns e boa sorte João Otávio... ou devo dizer, Boa Sorte para nós !....

Abraço .'.
André Luis Hentz

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Sucesso nas urnas ao crepuscular João Otávio.

Anônimo disse...

Por vezes desprezamos as poucas oportunidades de preencher posições de gestão em nosso país; por culpa da gente mesmo. Quando surge uma pessoa na sociedade com honradez, princípios, competência e ligado fortemente à família, como o João Otávio, penso que, nós as pessoas de bem deste estado devemos alinhar-nos incondicionalmente à sua candidatura. Que Deus o abençoe João e, conte com agente.

Silval Camargo (Vavá) disse...

Conheço o João Otavio desde o tempo em que éra técnico das categorias de base da Sociedade Esportiva Sanjoanense e já faz tempo em João , éra meu ponta direita, e naquela época já era um lider nato , um agregador , pois era amigo de todas as horas, fiquei contente com sua decisão de sair como candidato a deputado, você é uma pessoa que merece estar nos defendendo na Assembléia Legislativa, pois sei de sua integridade moral e honestidade coisas que muitos politicos não tem.
Boa sorte e conte com meu apoio.
Silval Camrgo (Vavá)