domingo, 11 de setembro de 2011

Turquices

DSC01360

Çay

"Conversas sem chá são como um céu noturno sem lua". O ditado turco, um tanto poético, um tanto dramático, retrata bem o que é o chá (çay) para a cultura do país. A qualquer hora, em qualquer lugar, o chá é parte importante da identidade turca e, acreditem, é a bebida mais consumida na Turquia, deixando a onipresente água num honroso segundo lugar. Servido em copinhos no formato tulipa (foto), bem quente e acompanhado de cubinhos de açúcar, o çay também mostra a hospitalidade dos turcos aos que visitam o país. É um chá preto e sua planta (camellia sinensis) é largamente produzida na região do Mar Negro.

*****

DSC02077

Iogurte

O iogurte (do turco yoğurt) é uma forma de leite em que o açúcar (a lactose) foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante. Trata-se de uma excelente fonte de cálcio e, como tal, a sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças.
Nem crianças e muito menos carecendo de espichar, na nossa estada turca, eu e o amigo
Luis Gonzaga Magalhães devoramos alguns quilos de coalhada (que é como eu prefiro chamar o iogurte natural) nos cafés da manhã. Alimento fundamental para os turcos, o pote da foto de 2,25kg é vendido por irrisórias 6 liras turcas (R$ 6,00).

*****

DSC01558

Lavash

Não precisa nem pedir! É só sentar-se à mesa num restaurante turco que ele vem formoso, inflado, cheiroso, fumegando. O lavash, pão da categoria dos flat breads, muito popular nos países do Oriente Médio, é assado em forno de barro sob "chapiscos" de sementes de gergelim. Evocando o alimento bíblico, o lavash, feito com farinha, água e sal, é servido como couvert (bem) acompanhado de uma espécie de creme azedo e um molho vermelho bem condimentado.

*****

DSC02337

Carneiro

Não muito comum em plagas brasucas, tem esta carne um certo status de nobreza aqui. Na Turquia, comuníssima em pedaços no espetinho, moída na kafta, cozida com legumes. Em qualquer restaurante de lá a carne de carneiro impera nos cardápios. E os turcos sabem fazê-la como ninguém. A foto ilustra a forma como eu mais gostei: costelas de carneiro na brasa ("lamb chops" no menu para os turistas). E o gostoso é comer com as mãos!

*****

CLIQUE AQUI PARA MAIS TURQUICES

4 comentários:

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

O amigo escriba deve ter voltado desta fantástica viagem com muita história pra contar. Vi no facebook que até de balão você viajou com a família. Assim que estiver em Sanja, prometo procurá-lo para saber um pouco mais sobre este tour cultural-gastronômico. Abraços guiomarnováticos.

Sonia Zerbetto disse...

Lauro, o turco que ficou em casa nos ensinou tomar este iogurte com um pouco de água, sal e limão...tudo de bom !!!

Rodolpho Biasotto disse...

Lauro,

Excelente...

Quando o cara é culto é outra conversa.

Aquele pão é muito bom, já o chá troco por uma cerveja...

Você poderia ir em casa e te mostro o copo que trouxe da Turquia...a cerveja nele desce redondo se for Skol...

Abraços

JOÃO PADOVAN disse...

LAURO EU DUVIDO QUE VC AINDA NAO SAIBA, MAS O TEKINFIN ESTA SERVINDO ESSA DELICIA DE CARNEIRO EM SEU RESTAURANTE POR $45,OO VC COME 10 PEDAÇOS DESTE CARRÉ DELICIOSAMENTE.
ABRAÇO.