domingo, 16 de outubro de 2011

Política no Facebook

política - facebook

Interessante contenda retórica no FALA SÃO JOÃO!!! Discute-se no grupo macaúbico, que é hospedado no Facebook, a participação de políticos na rede e abordagens eleitorais (ou eleitoreiras). Sobre o assunto, este blogueiro reproduz aqui o lá postado.

 

Macaúbicos e macaúbicas deste grupo FALA SÃO JOÃO!!!, alguns bacorejos sobre uma controvérsia que pulula em alguns posts.
Acho que no legítimo intuito de preservar alguns protocolos do grupo, involuntariamente, corremos o risco de escorregar para o perigoso terreno da intolerância, o que, óbvio, contraria os princípios democráticos de uma coletividade que se propõe a discutir a cidade, seus problemas, suas mazelas, suas riquezas, suas belezas.
E entendo que essa discussão tem que ser no sentido amplo da palavra, incluindo política, candidatos, eleições.
O FALA SÃO JOÃO!!! é uma baita tribuna da urbe, composta de uma heterogeneidade que espelha um naco das nossas esquinas. E isso é muito fecundo para um saudável debate.
É claro que com estas múltiplas participações o grupo pode padecer, e padece, pela ação de políticos palanqueiros que não sabem utilizar a rede e saem adicionando tudo e todos e divulgando infames mensagens de auto-louvação. Estes pobres de espírito não entendem que suas atitudes repelem o eleitorado. É a verdadeira anti-propaganda.
No entanto, salve!, há políticos que utilizam a rede, e o grupo FALA SÃO JOÃO!!!, de uma maneira digna.
Fiz no privado, em público e repito. Acho que é uma atitude de coragem a exposição do presidente da Câmara
Francisco Arten no Facebook. Tenho muitas divergências com ele, mas acho que a presença do chefe do Legislativo só enriquece a discussão nas esquinas virtuais, além de estabelecer um canal direto do vereador com os internautas. É claro que ao defender seus pontos de vista ele está fazendo política, como nós também fazemos ao bradar em defesa das nossas convicções. É da natureza humana essa postura. Politiquices, com "p" bem minúsculo, serão solenemente ignoradas pela maioria lúcida do FALA. O bom senso das gentes perspicazes é a melhor ferramenta de auto-regulação.
Nestes dias chuvosos, meus reverentes votos aos companheiros do grupo: cautela, canja de galinha e uma lufada de ideais libertários.

Um comentário:

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Bacana, escriba. Acho que é só uma questão de tempo - no caso das redes sociais, de muito pouco tempo - para que os insensatos e aproveitadores mostrem a que vieram. Ótima e oportuna a reflexão do amigo. Saudações joaquinjosélicas.