quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Gringo Sushi&Bar


Um venezuelano do Caribe —Ilha Margarita—, descendente de libaneses, fazendo comida japa no Brasil. Em São João da Boa Vista. Na Mantiqueira.

Trinta anos, Tarek El Ladin Hazime, filho de mãe brasileira, é o Gringo. Ele é mais um, entre milhares de seus compatriotas, que deixou a Venezuela para buscar oportunidades que lhe foram tiradas pelo desastre do chavismo.

Com uma referência de amizade nesta província crepuscular, Gringo desembarcou em janeiro de 2015 no aeroporto de Guarulhos. Tinha R$ 2,00 —isso mesmo, dois reais— no bolso e gana para dar uma virada na vida. O ônibus para São João foi pago com a venda de três camisetas que ele tirou da mala. Antes de arranjar um bico no Bento’s e um cômodo para morar, ele dormiu dois dias na praça Joaquim José.

Ajudante de cozinha, garçom, mototaxista e segurança. Gringo se virou como pôde. Ralou, conseguiu relativa estabilidade, trouxe a mulher Emily e conta como fixou seu objetivo de vencer longe da terra natal: “Quero trabalhar 100 horas por semana, por 10 anos, no meu próprio sonho, ao invés de trabalhar 40 horas por semana, por 80 anos, no sonho de outrem”.

Da paixão pela comida japonesa e dessa vontade de empreender, nasceu o Gringo Sushi&Bar, uma casa de essência nipônica, mas condimentada por temperos caribenhos. Uma coisa com uma pegada Tóquio-Jamaica.


O post traz fotos de algumas releituras interessantes que ele ousa oferecer. 
Mesmo não sendo fã do cream cheese no rango japa, eu gostei.


1. Kaki-shakê: cubos de salmão ao molho de ostra, alho-poró e raspas de limão siciliano. A base é uma colher de cream cheese;
2. Carpaccio de Salmão: servido com shoyu da casa e gergelim;
3. Dyo de Camarão: o crustáceo é envolvido com lâmina de abacate, servido sob couve crispy e pimenta;
4. Pantanal Black (que nome é esse?!): salmão defumado, cream cheese e pepino.

Um venezuelano do Caribe —Ilha Margarita—, descendente de libaneses, fazendo comida japa no Brasil. Repito o trecho do primeiro parágrafo para finalizar dizendo que de um cara assim tão fusion só poderia sair uma cozinha fusion. Respeitável cozinha fusion.



Nenhum comentário: