terça-feira, 8 de dezembro de 2009

1973 e 2001, Chile e EUA

Recebi a dica do vídeo abaixo do amigo Jasson de Oliveira Andrade, autor do livro “Golpe de 64 em São João da Boa Vista”. Não sabia da coincidência dos 11 de setembro, data triste para todos os que repudiam as ditaduras e o terrorismo, especialmente para os povos norte-americano e chileno, que tiveram as suas nações covardemente atacadas neste dia. Pinochet e Bin Laden, cada um à sua maneira, são personagens tirânicos e nefastos que a História não pode esquecer. E pensar que certas bestas desta Sanja defendem o Golpe de 64 no Brasil, que, como o do Chile, perseguiu, torturou, matou e derramou muito sangue.
O vídeo do diretor Ken Loach, curto, mas muito bem realizado faz um paralelo entre o 1973 chileno e o 2001 norte-americano. Emocionante!! Assista e ganhe um banho de História de pouco mais de dez minutos.



2 comentários:

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Maravilha. Incrível a coincidência de datas e do dia da semana. Aula de história e de sensibilidade. Abraços.

Jasson de Oliveira Andrade disse...

Não sei qual vai ser a reação de vocês ao assistirem esse filme. Eu, que também sofri com o Golpe de 64, CHOREI. Mesmo que a sua reação não seja a mesma minha, assista ao filme. Depois que o assisti, conclui que não foi em vão que escrevi o meu livro GOLPE DE 64 EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA e sempre, enquanto vivo for, divulgarei o lema: DITADURA NUNCA MAIS.
EM TEMPO: Nasci em 12 de setembro, nunca iria imaginar que o 11 de setembro seria uma data maldita para o Chile e para os Estados Unidos!