domingo, 18 de julho de 2010

Abiscoitamentos

17072010(006) 

Internautas, abiscoitei mais uma! Abiscoitei uma história e fui abiscoitado por celebridades da província.

Amigos e a meia dúzia de leitores desta tribuna internética sabem do apreço do blogueiro por incursões gastronômicas. Descobrir novos sabores e revisitar os clássicos são algumas das razões da minha insignificante existência. E não é que nesse fim de semana revisitei um clássico de padaria num estilo pra lá de inusitado.

Pocinhos do Rio Verde é um vilarejo quase rural da urbe mineira Caldas. O sossego do lugar só é quebrado nos finais de semana do mês de julho. Sua acolhedora plebe reverencia no inverno o seu orgulho, o seu patrimônio histórico e cultural imaterial: o Biscoito. Isso mesmo, o BISCOITO. Sim, repito, o filho mais ilustre do polvilho.

Procurei um retiro pra namorar pelos 21 anos de casamento e fui abiscoitado por uma das maiores efemérides do Sul das Gerais: A Festa do Biscoito.

No galpão da biscoitança, dezenas de fornos de barro acolhem a massa da iguaria em brasas que, mais do que assar, aconchegam o ambiente nessa estação gelada.

E o quitute que sai das milagrosas mãos das comadres mineiras é servido de maneira insólita: recheado. Com pernil, com frango, com goiabada, com doce-de-leite. O melhor deles, no reles palpite deste glutão, é o de calabresa com vinagrete da barraca da Cidinha, uma das grandes estrelas da festa.

A Cidinha se tornou uma popstar nas montanhas das Gerais depois de abiscoitar o paladar dos telespectadores da Ana Maria Braga. Clique aqui e assista.

E, barriga abiscoitada, pude botar atenção no músico camaleônico que soltava a voz no palco. É o Paulinho Veronezi, de Alfenas, que abiscoita a mineirada com o show “Paulinho Veronezi in Concert”. Se tem biscoito pra todos os gostos, o moço canta pra todos os ouvidos: Frank Sinatra, Beto Guedes, Secos & Molhados, Supertramp e por aí vai o ecletismo.

Num fim de semana que prometia ser muito tranquilo fora do meu quarto, fui sacudido pela arte em polvilho da Cidinha e pela salada musical do Paulinho Veronezi. In Concert, diga-se, In Concert.

40 anos e uma penitência nesse domingo que termina: como pude viver até aqui sem conhecer o biscoito da Cidinha e sem a sonoridade do Veronezi?

17072010(003)

4 comentários:

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Deliciosa patuscada, escriba. Jamais suspeitei da existência do biscoito-calzone - não por estas plagas da via láctea.
O amigo deve ter se refestelado à grande. Mande-me um naco por sedex!

Abraços polvílhicos.

neusa menezes disse...

"E você abiscoita tudo. Estou com saudade. Sei que ando meio sumida.... estou em fase de digitação!"

Anônimo disse...

Oi amigo,

Sou de BH e estive na festa no sábado dia 23/07/10 achei o máximo, gostaria de saber se existe alguma postagem de fotos da festa, se positivo gentileza indicar.

Abraços,
Marcos.

Lauro Augusto Bittencourt Borges disse...

Marcos, desconheço se existe alguma galeria de fotos da festa no mundo virtual, mas imagino que se você entrar nas comunidades da festa e de Pocinhos nas redes sociais (orkut e Facebook) possa colher algumas imagens. Obrigado pelo acesso. Abraço.