quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cinquentona enxuta

50

Morador do bairro do Pratinha, João Silva, operário, 50 anos, é um zeloso pai de família que pautou sua vida para dar boa educação aos filhos. Previdente, ele sempre guardou parte dos seus ganhos.

Junto com a esposa Maria, hábil costureira, o diligente João obteve êxito em muitos dos seus propósitos de vida. E o quê mais o orgulha são os filhos formados: José, o mais velho, é dentista. Ana é arquiteta.

Hoje casado e habitando numa velha e charmosa alameda do São Lázaro, José não é mais apenas um odontólogo. Jovem de visão, e amparado por crédito saudável, ele é um próspero empresário dono da DentSanja, que oferece planos odontológicos corporativos.

Ana se especializou em design de interiores. Ela odeia ser chamada de decoradora. Independente, deixou a casa dos pais quando comprou um apartamento no Parque das Nações. Empreendedora como o mano Zé, Ana também tem a sua empresa, a SanjaEstilo, que produz móveis sob medida de alto padrão para os abastados desta província crepuscular.

Cinco décadas completadas nesse agosto de 2010, João foi convidado para comemorar seu aniversário na Caixa de São João que, como ele, também festeja 18.250 dias de existência.

Comovido com a lembrança, o patriarca dos Silva rememorou a forte presença da Caixa na vida dele e dos seus.

A parcimônia nos gastos engordou a sua Poupança na Caixa. A economia lhe propiciou a compra de um terreno. Financiou na Caixa a construção da sua morada. Os diplomas dos rebentos foram conquistados com auxílio do FIES. O primeiro consultório do filho José foi comprado através do PROGER. A casa no São Lázaro foi reformada com uma linha habitacional da Caixa. A DentSanja cresceu e apareceu com o Crédito Empresa Caixa. Ana comprou seu apartamento com uma carta de crédito do Consórcio Caixa. A SanjaEstilo faz mais de 50% das suas vendas pelo Construcard Caixa...

Fictícia, a história dos Silva foi composta com retalhos reais, alguns dos quais por mim testemunhados nos meus quase dez anos de Caixa, três deles trabalhados na agora cinquentona agência São João da Boa Vista.

Não obstante a sua atuação como um banco convencional, a Caixa encontra tempo e energia para ser o principal agente de políticas sociais do governo federal, exercendo papel de destaque na promoção do desenvolvimento urbano que contribui sobremaneira para melhorar a qualidade de vida da população brasileira.

Caixa São João, 50 anos, efeméride nos Crepúsculos, festa no pé da Mantiqueira.

Caixa São João, 50 anos, orgulho dos sanjoanenses!

PS: Um texto chapa-branca permeado de merchans do ganha-pão. Verdade. E verdade também é a enorme afetividade que me estimulou a escrevê-lo.

3 comentários:

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Meu caro escriba, eu não chamaria de texto chapa branca esta sua lavra. Não há nada de "oficioso" nem de "ufanista" em externar a admiração que se tem ao lugar em que se trabalha. Poucos poderiam ou teriam motivo para fazer o mesmo. Parabéns pelo texto e pela razão que o levou a escrevê-lo.

Maria Célia Marcondes disse...

Parabéns! Acima de tudo um belo texto!!!
Abraço
MCélia

João disse...

Normalmente as pessoas "passam batido" por essas ações da Caixa e somente comentam suas filas ou demora no atendimento.É uma ingratidão sem tamanho, pois poucas são as famílias que em certo momento de suas vidas não se beneficiaram dos programas dessa grande empresa.
Abs
João