domingo, 26 de setembro de 2010

Algumas nothas (replay)

Republicação de uma crônica de 30/05/2008. Estaria mentindo se dissesse que o repeteco foi “a pedidos”.

propaganda antiga grapette

Aureliano Passos Monteiro, emérito guarda-livros da Companhia Crepuscular, encontra-se acamado convalescendo de uma pavorosa blenorragia. Desde sempre um homem sério, Aureliano tem freqüentado ambientes nada recomendáveis ultimamente. A chaga, dizem, foi um sinal divino para levá-lo de volta ao caminho dos retos. Embora a esposa queira matá-lo, aqui da Redação emanam votos de pronto restabelecimento.

●●●

Gildásio Rosa das Neves, maquinista da TransBeloca, não resistiu aos encantos da voluptuosa costureira Selma Tesourada e, entorpecido de desejo, abandonou a noiva Izildinha. Em pranto pela galheira vil às portas do matrimônio, Izildinha seguiu o conselho da tia Maria Pia e se enclausurou no Convento das Macaúbicas Descalças. Gervásio, fotógrafo do periódico, decreta que o irmão Gildásio fez o certo: “Ele barganhou uma vida de caldos ralos e insípidos por outra de homéricas e calóricas rabadas”.

●●●

Notório mal-ajambrado e vezeiro em ultrajar o verbo, o edil Osmar Motta tem circulado com desembaraço e elegância por alguns salões requintados da cidade. Almas ingênuas creditam o garbo repentino ao curso de etiqueta de Madame Daniele Gertrudoir. A turba da língua mais ácida apregoa que a gaita grossa da corrupção proporciona tão somente uma recauchutagem grotesca. O político Motta, rezam estes, não passa de uma indecorosa casinha de sapé ornada com brilhoso vitraux europeu.

●●●

Jairo Vallim, inspetor fiscal, com muitos vivas da família deu cabo ao duradouro compromisso pré-nupcial e levou a bela Maria de Lourdes Tereziano ao altar. Após solene cerimônia na igreja do Rosário, o novo casal brindou com os convidados em inesquecível rega-bofe no salão da paróquia. Cobiçosos pela primeira noite, os pombinhos nem esperaram o fim da festa e partiram em viagem para a fria e romântica Poços de Caldas. Funcionários do Palace Hotel dão conta que as ruidosas brincadeiras carnais só findaram junto aos primeiros raios de sol.

●●●

Poeta chinfrim, cronista aborrecível, mais afeito ao trabalho burocrático e menos às lides intelectuais, o bancário Augusto Laureado foi eleito para a Academia de Letras. A suspeita eleição está sob rigorosa investigação. Alheio ao prognóstico de bandalheira, o abjeto escriba ostenta acintosamente o medalhão pelas esquinas da província.

●●●

Clodomiro Januário, promotor recém-chegado na comarca, tem provocado arrepios nas donzelas casadoiras. Solteiro, galante e alinhado, o jovem operador do Direito é recíproco aos libidinosos olhares femininos. “Tudo fachada!”, brada o escrevente da 2ª Vara de Pindamonhangaba. E conclui: “Ele é bom de pose, mas não é chegado na fruta”.

●●●

Mirante da Mantiqueira, o tradicional restaurante dos almoços dominicais precisa trazer à luz o triste ocorrido da última semana. Aos fatos. O patriarca dos Souza Andrade levou o seu numeroso clã ao estabelecimento para comemorar a Primeira Eucaristia do caçula Paulinho. O tão esperado mousse de chocolate foi uma tenebrosa sobremesa para os Souza Andrade. Minutos após a doce ingestão veio a amarga e desesperada procura por latrinas. Alô, alô, patrulheiros sanitários, vamos apurar as causas do desarranjo e punir os culpados. A flora intestinal dos Souza Andrade agradece.

●●●

Ainda o rescaldo da diarréia. Entre desidratado e traumatizado, o caçula Paulinho jurou para desânimo da mãe carola: “Não comungo nunca mais!”

●●●

Mestre Duña, coach dos Macaubulls, não vai comandar o time na Taça dos Bugres do Jaguari. Em evidente processo de fritura, o genial estrategista não conseguiu se fazer entender pelos pupilos e vai voltar para a cátedra. Sonhador, ele promete voltar e profetiza: “A Macaúba Mecânica ainda vai assombrar o mundo!”

●●●

Doutor Joseph Prost Son, o sábio de branco, traduz para os leigos a patologia de Aureliano Passos Monteiro: blenorragia é doença sexualmente transmissível, provocada por bactéria da espécie neisseria gonorrhea. No homem, geralmente caracterizada por uretrite, na mulher, por corrimento mucoso. Gonorréia, para simplificar.

●●●

Augusto Laureado, o acadêmico embusteiro, explicita aos broncos o infortúnio dos Souza Andrade: caganeira.

Um comentário:

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Se valeu o replay da ótima crônica, permanece atualíssimo e válido o comentário feito à época:

Notha do Ser Duñesco, coach of the coaches:

Com mil manadas de búfalos macaúbicos, este insaciável engolidor de baurus vem dando à pena insólita envergadura, e há de lançar Conys, Pratas, Verissimos, Sás e demais embusteiros do mainstream midiático ao ostracismo de que são merecedores! Cumpra-se a prophecia.

Assinado, O Duña.