sexta-feira, 5 de abril de 2013

Miguelzinho, o grande

IMG_2253

Do Brasa para os States. De São João para Connecticut. Brilha muito o Miguelzinho na gastronomia da costa leste dos EUA.

Miguelzinho é Miguel Angelo D’Onofrio, um moleque que cresceu maquinando traquinagens na então tranquilíssima Sanja de antanho.

Fisgado pela também macaúbica Gizeli Rossi, o casal foi para o altar no já longínquo 1987.

A inquietude de infância e adolescência não arrefeceu no jovem recém-casado. Buscando um maior conforto para a nova família, sem muitas perspectivas profissionais por aqui, ele emigrou para os domínios do Tio Sam na invasão brasuca do fim dos anos 1980, começo dos 90.

Pertinho de New York City, a rica cidade de Greenwich no estado de Connecticut foi o seu primeiro destino profissional em solo norte-americano. No restaurante La Strada, uma casa cinco estrelas do italiano Mike Mormando, Miguel laborou duro lavando pratos.

Observador e apaixonado pelas caçarolas, ele bebeu na fonte de Giuseppe Capobianco, o chef do La Strada que percebeu o talento de Miguel para a arte culinária e generosamente lhe ensinou vários segredos da boa cozinha.

Em Chicago, Mr. Mormando abriu outro La Strada e convidou Miguelzinho para comandar a cozinha. O trabalho foi bom, reconhecido pela crítica e público, porém o chef, depois de alguns meses, decidiu que a maior cidade de Illinois não era lugar pra ele viver com a família. Voltou com o clã para Connecticut, um estado com um nome complicado de pronunciar, mas muito bom pra viver.

Outros restaurantes vieram, sociedades feitas e desfeitas, altos e baixos, uma tentativa de voltar a viver no Brasil, desassossegos e experimentos.

Desse caldo de vida, dessa trajetória de trabalho, calos e glórias, hoje os D’Onofrio recebem em Westport os comensais no estabelecimento que é a realização do sonho da família: Rustico Trattoria. O local é muito bacana, aconchegante, com poucas mesas, perfeito para a cozinha “home made” que o chef propõe.

Dia destes, este caipira metido a cronista, aterrissou em Connecticut para degustar a obra do Miguel. Experimentei, e mais do que aprovei, o Orecchiete Toscano, uma pasta inesquecível puxada no alho e azeite, que também vem à mesa com figo seco, alcachofra e raspas de trufa negra. Resenhas da imprensa nova-iorquina colocam o prato como um dos 50 que você deve provar antes de morrer.

O sucesso do Rustico, algumas doletas no bolso, um Porsche conversível, as filhas casando e o filho Lucas herdando sua vocação sob a coifa.

Tranquilidade? Nada, nada disso! O homem é agitado e não sossega por nada.

Em busca de mais cultura gastronômica, Miguel esteve recentemente na Itália e aproveitou para pesquisar sobre os antepassados. Achadas suas origens, acreditem!, ele comprou a casa que pertenceu a seus avós.

Adquiriu o imóvel e já planeja morada e business na Velha Bota.

Grande Miguelzinho! Travessuras infantes nas alamedas mantiqueiras, a coragem para o exílio na América, o talento para vencer cozinhando, a inquietação de, beirando cinco décadas, atravessar o Atlântico para buscar sua história e, sabe Deus, ainda ter fôlego para novos projetos.

http://www.rusticotrattoria.com/

IMG_2272

8 comentários:

Mauro Valim (Ju) disse...

Que belo texto...que legal saber do sucesso do Miguel...que bacana a viagem que voces fizeram Lauro...sou um apaixonado por gastronomia, pela boa mesa...quem sabe ainda não terei o prazer de comer no Rustico...grande abraço!!

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Olha só. Não conhecia a história vencedora do Miguel. É mais um belóquido brilhando além Bairro Alegre! Abraços, escriba.

José Ricardo Noronha disse...

Que história de sucesso maravilhosa de uma família sanjoanense meu querido amigo Lauro!! Lembro-me quando ainda era criança do Miguel e da Giseli (irmã do meu amigo Rogerio, certo?). O restaurante deles fica muito distante de NYC? Estarei lá no início de Março e quem sabe não vou lá com a Evelise provar das delícias do restaurante deles.

É uma alegria enorme ver tantos sanjoanenses felizes pelo mundo afora. Viva São João!!!!

Abraços do amigo caipira,

José Ricardo Noronha

Lauro Augusto Bittencourt Borges disse...

Amigo JR, em uma hora aproximadamente vc vai de NYC a Westport, CT. Vale a visita.

Clineida Jacomini disse...

depois que li vi tratar-se do mesmo miguel amigo de minha filha e mais ainda do joão otavio. ele e demais mesmo.

Roberta Sucupira disse...

E eu que nem conheço o Miguel, e adorei. Aprecio a boa gastronomia, as pessoas determinadas e um bom texto. Que vontade de experimentar esse prato que comeu Lauro, não é pouca coisa. Abraços.

Paula Castelli disse...

Muito Bom !!!

Paula Castelli disse...

Muito Bom !!!