sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Saldanha Lámen Marinho


O lámen (ou ramen) é um prato de origem japonesa. Basicamente é o macarrão oriental mergulhado num caldo saborosíssimo, servido com ovos cozidos com gema mole, algas, broto de feijão, cebolinha e pedaços de carne, normalmente suína. A receita clássica permite zilhões de releituras e adaptações.

Embora comum, hoje em dia, em alguns países da Ásia, o lámen é mais popular no Japão, óbvio, e na Coreia, onde a versão é bem apimentada.

Em São João, temos um lámen que honra a melhor tradição nipônica, servido onde se faz o melhor rango japa da cidade, o Temakis & Cia., na Saldanha Marinho.

Matheus Xavier, dono e talentoso sushiman, manda bem no caldo que é pacientemente apurado por mais de doze horas juntando carnes diversas, tarê, hortaliças e segredinhos condimentados da terra do sol nascente. Nas minhas andanças, já comi alguns lámens por aí (em SP e NYC), e posso garantir que o de Sanja está no panteão dos supremos, inclusive por que ele chega à mesa com a massa mais al dente, do jeito que eu gosto.

A foto mostra que ele detona também na [linda] apresentação do prato.

O sabor? Confira todas as quartas na Saldanha, mas vá cedo pois a quantidade é limitada e os glutões estão soltos nas ruas.
🇯🇵🍜🇯🇵🍜🇯🇵🍜
食欲!

Um comentário: