sábado, 7 de novembro de 2009

Lauro Borges, humorista















Depois do encontro em julho no Rio, ele sucumbiu ao talento do gênio macaúbico. Cony lembrou-se das carnavalescas marchinhas de Lauro Borges.


Pé de moleque
Três semanas na China e no Japão não é tempo suficiente sequer para uma impressão, mas para quem, em matéria de oriente, só tinha ido a Niterói (que fica na parte oriental da baía da Guanabara), foi bastante para um certo deslumbramento provinciano, subdesenvolvido.
Não vou deitar a sabedoria que não tenho em matéria de China, como, aliás, não tenho sabedoria nenhuma sobre nenhum outro assunto. Mas, que diabo, não nasci ontem e conheço pelo menos quase todo o mundo ocidental.
Para dizer o menos, a China é um troço. Um Nordeste que deu certo e ameaça dar mais certo ainda. Com a maior população do planeta, crescendo 9% ao ano, adotando um comunismo "light" e um capitalismo de resultados, a China tem tudo para se tornar a superpotência do novo século.
Só um detalhe: a silhueta urbana de Xangai, por exemplo, coloca a silhueta de Nova York, símbolo da arquitetura vertical que substituiu os "cinquièmes" europeus do final do século 19, como uma silhueta datada, século 20. O novo, o surpreendente, é a Xangai, é a Pequim de hoje, não muito longe da Grande Muralha e da Cidade Proibida do milenar passado chinês.
Lembro a marchinha que
Lauro Borges gravou num Carnaval antigo: "Eu já li no leque de um mandarim que pé de moleque já não leva amendoim". É isso aí. Teremos muita coisa a ler no leque dos herdeiros dos velhos mandarins, ensinando-nos coisas novas e contrárias ao nosso cartesiano saber ocidental.
Perdoem o tom deslumbrado da crônica, mas desde criança sou louco por pé de moleque com bastante amendoim. Não custa esperar que algum bem-intencionado me ensine a fazer um pé de moleque sem amendoim.
Estou realmente entrando num mundo novo e inesperado.

CARLOS HEITOR CONY, Folha de S. Paulo, 5 de setembro de 2009


Em verdade, vos digo: clique aqui e descubra um dos maiores humoristas brasileiros do início do século passado

Um comentário:

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Oi, Escriba.
Sabe que eu li isso quando saiu na Folha e até pensei em te passar um email...
Não sabia que o amigo atacava de freelancer nos entrudos e batalhas de confete!!
Abraços.