quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Plástico prático e comida boa

visa master card
Tenho razões profissionais para defender o uso do dinheiro de plástico. É fato. Mas lavro este post apenas como consumidor.
São duas casas que vendem comida, que têm uma clientela A-B consolidada, produzem os seus acepipes com uma qualidade indiscutível, têm equipes muito boas no atendimento de balcão, MAS, PORÉM, ENTRETANTO, CONTUDO, TODAVIA, relutam bravamente em oferecer à freguesia a comodidade do pagamento via cartões de débito/crédito. Estava ontem em uma destas casas com alguns trocados e muitos cartões no bolso. Usei o parco cash para pagar o pãozinho francês e fui a um supermercado gastar quatro vezes mais em bebidas e frios. Pela facilidade, poderia ter comprado tudo num lugar só.
Nas transações com cartões, os encargos cobrados pelas administradoras (% sobre a venda e aluguel do equipamento) são facilmente cobertos pelo aumento nas vendas propiciado pela oferta do pagamento eletrônico. Em qualquer ramo de atividade, o portador de um cartão de débito/crédito compra por impulso. Se o ramo é alimentício, quadriplique a incidência destes impulsos consumistas.
Pela categoria/qualidade das duas casas, nunca vou deixar de comprar, mas ficaria imensamente feliz se o José Alberto da PANIFICADORA CASTELO e o Marcos da ROTISSERIA KUKA FRESKA oferecessem à sua qualificada clientela a opção de pagamento que mais cresce nos dias de hoje.
A glutonaria de Sanja vai comprar agradecida.

Um comentário:

Lauro Augusto Bittencourt Borges disse...

Este post gerou alguma discussão no Facebook. Reproduzo aqui as opiniões lá postadas:

Daniela Ciacco
Concordo plenamente!!! Apoiado!

Francisco Bissoli Malaman
Além do fato de que , em caso de roubo, o ladrão teria menos dinheiro pra roubar, pois ele não teria o que fazer com os recibos de cartão de crédito e débito (rsrssrs!), o que poderia levar até mesmo à redução do valor das apólices de seguro desses estabelecimentos (se é que fazem seguro....)

Neusa Menezes
Tem razão Lauro. Já deixei de comprar nestes estabelecimentos por portar apenas cartão e eles.... reclamam muito das taxas cobradas... uma pena!

Francisco Bissoli Malaman
Ah, mais uma coisa: sou um daqueles chatos que na padaria paga até Trident no cartão de crédito ou débito (rsrsrsrsrs!)

Lauro Augusto Bittencourt Borges
Chico, também sou destes que pagam miudezas com o plástico...
Neusa, até concordo que as taxas poderiam ser menos salgadas, mas, nos dois exemplos, pelo ramo e perfil da clientela, o aumento do faturamento proporcionado pelas vendas com o ca...rtão cobriria com folga os encargos. E ainda posso elencar: mais segurança, como disse o Chico, por ter menos dinheiro na loja; redução da indimplência (venda com cartão não pode ser "devolvida" como os cheques); melhor atendimento ao cliente, ofertando um meio mais prático de pagamento...

Joao Batista
Olha, Lauro: o comerciante que ainda não adota esse sistema não tem muito futuro, não! Falta de visão empresarial. Foi-se o tempo em que nós, bancários, tínhamos que "enfiar goela abaixo" dos comerciantes esse sistema.

Eloisa Vilela Castroviejo
Lauro tem gente que tem a cabeça muito pequena, e sinceramente, acho um abuso eles prosperarem com tamanha ignorância. Até eu, consultora marykay já tenho máquina e vendo no cartão....

Fabiana Melo
Concordo plenamente!!! Apoiado! ²

João Otávio Bastos Junqueira
Lauro, este será um dos poucos temas que vou ter que discordar ainda que parcialmente de vc. Reconheço todas as vantagens e comodidades dos cartões para os clientes, seja que bandeira for. Mas é um abuso e uma usura o que cobram dos comerci...antes. Taxas altas para os índices de inflação atuais e com prazos que podem chegar a mas de um mês para receber. Sempre há o outro lado da moeda. É quase um monopólio a restrita quantidade de bandeiras oferecidas. Viva os cartões, mas abaixos os abusos e cartéis. Por que cobrar 2% para quem faz débito??? Nada contra a modernidade e facilidades mas temos que questionar isso. Aberto a tréplicas... abs

Mariana Perroni
concordo joao é um absurdo, no debito eles recebem na hora do cliente e demoram 2 a 3 dias para repassar para a lojaa
ROUBO !!!!!!!!!!!!

Lauro Augusto Bittencourt Borges
João, não há como negar o oligopólio existente e o abuso no valor dos encargos. São fatos incontestes. No entanto, ainda acho que o valor caro compensa em alguns nichos de mercado (alimentação, por exemplo). Compensa pelo aumento nas vendas..., pela segurança, pela redução da inadimplência, pelo bem atender o cliente. Nos dois casos que eu citei, as administradoras perdem quase nada, mas as lojas e clientes perdem muito, aquelas para estabelecimentos que vendem nos cartões e estes pela falta de comodidade. Um protesto funcionaria se fosse em bloco. Ficar nos 2% que não vendem com cartão, é inócuo como forma de protesto e lesivo ao próprio bolso. Enfim, colocando na balança prós e contras, não vender com cartão nos tempos atuais é estar na contramão das boas práticas comerciais.

Eloisa Vilela Castroviejo
Lauro vc tem toda a razão uma andorinha só, não faz verão....

Maria Fernanda Stefano
Além do aumento nas vendas, tenho que ressaltar que uma venda efetivada no cartão tem a garantia do recebimento. Há que se analisar qual a Margem que é empregada no produto. Com certeza sob este aspecto vale muito a pena para o comerciante trabalhar pagando as tarifas do cartão.