quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Copa 2014: a conspiração da Beloca

parlamento-britanico

O prefeito é chamado à metrópole e ouve a boa nova: este torrão crepuscular poderá hospedar uma Seleção estrangeira na Copa do Mundo de Futebol em 2014.

A notícia terrena provoca uma conspiração entre dois amigos celestiais: Beloca e Winston Churchill articulam com o Chefe para trazer o English Team ao pé da Mantiqueira. Estes dois grandes personagens, que estabeleceram uma insólita relação de afeição na eternidade, querem ver o Wayne Rooney batendo um bolão na General Carneiro.

O conluio pró-Sanja nas alturas chega às mentes de alguns sobrenaturais macaúbicos que, ato contínuo, o reverberam às esquinas.

E a plebe é rápida e criativa: sugestões já pipocam para que nossos anglo visitantes tenham um naco de sua pátria neste belo canto do interior paulista.

Comecemos por este centenário jornal. Bem poderia o editor Reinaldo Benedetti criar um suplemento, em formato tablóide, óbvio, em que o sensacionalismo gritaria em cores berrantes com um farto recheio de mexericos e alcovitagens envolvendo altos figurões da sociedade local. Alguma coisa como o The Sun da Mantiqueira ou o Daily Mirror Caipira.

Um bom pub também não pode faltar. Os hooligans sorveriam hectolitros de loura gelada num repaginado Bar do Foguinho, na melhor tradição britânica do fish and chips. Fish dos bons é desnecessário dizer que o Foguinho tem de sobra. As chips poderiam vir da vizinha Vargem, que tem batata da melhor qualidade. E, convenhamos, o Foguinho com aquela barba ruiva é a cara de qualquer barman londrino. Melhor que o boteco do Foguinho só o Little Fire’s Pub.

Já que nossos legisladores não se livram da sanha de inchar a Câmara, que também se inche a urbe de elegância nos prédios públicos. Ao Faustinho Fontão seria encomendado um projeto-réplica do Parlamento britânico. Um decreto municipal aboliria esta nomenclatura provinciana de vereador ou edil. Câmara dos Lordes seria o novo nome da casa legislativa sanjoanense.

Inglês adora essa coisa de honraria e condecoração. Figuras destacadas da comunidade receberiam a medalha da Ordem do Cavaleiro do Jaguari. O ocioso campo do Palmeirinha passaria por uma reforma pra abrigar animadas rodadas de críquete. PCC (nenhuma alusão a facções criminosas, por favor) seria a sigla para Palmeiras Cricket Club.

A empresa de transporte também colaboraria com a bajulação. A linha DER-Pratinha seria servida por um imponente ônibus vermelho de dois andares.

●●●

Pândegas e galhofas grafadas, acho que cabe um comentário mais sóbrio. Pela pequena estrutura hoteleira, dificilmente Sanja será escolhida para abrigar os treinos de uma seleção estrangeira na Copa 2014. De qualquer forma, penso ser pertinente algumas ponderações:

  • Locais de treinamentos de seleções atraem centenas de jornalistas e torcedores que comem, consomem e se hospedam;
  • Além das divisas em cash (esse pessoal gasta os tubos), a cidade se torna no período do certame uma vitrine (nacional e internacional) midiática e internética enorme;
  • Os locais para treinamento e hospedagem não carecem de dinheiro público, pois são entidades (hotéis, clubes e associações) privadas;
  • Como nos jogos a visibilidade é só para patrocinadores FIFA, as marcas que patrocinam as seleções despejam muito dinheiro nos locais de treinamento, onde a publicidade pode aparecer para o planeta;
  • Eventuais obras de infraestrutura bancadas pelo poder público, se necessárias, serão mínimas e ficarão para a cidade depois da Copa.

Um comentário:

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Ótima lavra, futebolístico escriba. Está dado o pontapé inicial para alçar Sanja aos píncaros da glória do esporte bretão! Meu abraço.