segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Templo da Carne

IMG_0880

Nas minhas paulistanas incursões de recreio, orra meu!, visitas ao Bixiga e suas sedutoras pastas cantineiras são quase obrigatórias. Dizem, e eu acredito, que as massas de Sampa são melhores que as da matriz peninsular.

Neste fim de semana momesco visitei o velho reduto italiano, mas desta vez resisti aos encantados e molhados carboidratos da Velha Bota.  

Tinha uma “missão” e a cumpri com galhardia e sangue: comer a carne de Marcos Bassi.

Ali no coração do Bixiga, ilhado num mar de molho ao sugo que é a rua Treze de Maio, funciona o Templo da Carne, a casa onde Marcos Bassi mostra todo o seu talento nos cortes e no preparo do churrasco bovino.

É claro que na minha primeira vez não poderia escolher outro espeto. Fui de fraldinha, a carne coqueluche do restaurante, cujo corte foi criado pelo Bassi em 1967.

O generoso assado bem satisfaz três Lauros famintos. Desnecessário dizer sobre o zelo no ponto da carne. O espeto vem à mesa e volta à grelha mais de uma vez, para que nenhum pedaço padeça pelo excesso ou pela falta de brasa.

A foto acima mostra também as soberbas guarnições: farofa especial e arroz do chefe.

Quem tem apreço pelo traseiro bovino assado no carvão tem uma obrigação e uma dívida de gratidão: visitar o Templo de Marcos Bassi e agradecê-lo por tanta devoção ao nobre ofício de churrasquear.

CLIQUE AQUI PARA REZAR NO TEMPLO

IMG_0881

Quer uma sobremesa digestiva que agrada visão e paladar? Abacaxi grelhado com canela servido com sorvete de creme. Baita exclamação para fechar o repasto!!!!!!!!

IMG_0882

3 comentários:

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Carnaval é aval da carne. Pois empanturre-se, belóquido escriba, antes que chegue o jejum da Quaresma. Meu abraço!

J.C.Sibila disse...

Lauro, maravilha sua opção carnavalesca. Também sou fã do Bixiga e, em particular, do sr. Walter, dono da Concheta e outros 3 restôs na 13 e na Rui Barbosa.
J.C.Sibila.

Ed disse...

Lauro, uma vez (2004) tive uma experiência incrível!! Almocei um churrasco feito pelo próprio Bassi, ele fazia e dava dicas de como preparar um bom churrasco, foi uma delícia! No final todos ganhamos uma faca com a assinatura dele... agora o abacaxi eu fiquei sem, esquecí de deixar lugar vago... ótima opção, sou grande fã dele!