quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Bebericos do Jaguari

70ml de Pagu, dez gotas de Badi, duas rodelas de Crepúsculo, 5ml de essência de Serra e cubos de gelo de Macaúba. É bom? É bão por bosta!

Beberico na segunda-feira, pode?
No caso, sim. A causa, o barman e o cenário mais que justificam o aperitivo etílico no dia mais branco da semana.

O roliço escriba esteve na fantástica Fazenda Capituva sorvendo os mixes do crepuscular coqueteleiro Roberto Merlin.

Sanjoanense, 28 anos, ele é o cara que saiu da terrinha para ganhar cancha nos balcões exigentes da metrópole. Foi, misturou, chacoalhou e voltou.

Merlin conhece os preceitos fundamentais do métier, mas tem no DNA a ousadia vital para reler os clássicos e inventar.

E ele usa a capacidade criativa também para a matéria-prima de suas obras encopadas. Insumos aromáticos, fermentados, destilados, vários e vários ingredientes dos drinks são produzidos artesanalmente pelo próprio.

Uma das joias dessa lavra particular é o Melomel, um vinho extraído da fermentação de frutas, mel e açúcar. Essa transformação enzimática é rústica, sem leveduras selecionadas, o que proporciona uma bebida única, selvagem. As diferentes frutas e floradas de mel também são marcas da singularidade do Melomel. E por aí vai o laboratório colorido e almiscarado do bartender.

Roberto Merlin tá por aqui, flanando ao pé da Mantiqueira, mesclando o licor das andanças com bitters de estudo e doses de raízes de vida.

Saúde!

Bombeirinho

E para ilustrar a habilidade (re)interpretativa de Merlin, sintam isso...

Pinga barata e groselha fuleira. Um clássico de boteco é o bombeirinho, um drink que bota fogo no incauto que se arvora a tragar o mix doce-pancadão.

O mago misturador das macaúbas fez uma releitura (foto) sofisticada do coquetel. 

Nessa versão o barman utiliza uma cachaça Ipê envelhecida em tonel de carvalho, misturada com flores desidratadas de hibisco, suco fresco de limão tahiti e calda natural de morangos com xarope de groselha.

O arremate é um morango de compota artesanal aromatizado com notas herbais e especiarias.

De novo, saúde!


Nenhum comentário: