domingo, 10 de novembro de 2019

Rabada na Serra


Trabalhei em Limeira de 2005 a 2007. No período, as sextas-feiras eram sagradas no Recanto do Bego, onde, na companhia do amigo e colega Vlad Marques, comíamos uma deliciosa rabada com polenta.

Sábado destes, nos embrenhamos nas montanhas que juntam São Paulo e Minas, e tive recordações do rabo limeirense. Num dos lugares mais mágicos desta Mantiqueira de tantos encantos, o Sítio Caminho da Serra, o casal Heraldo e Marilim Capitanini abriu sua rústica e linda morada servindo, a 1.000 metros de altitude, a mais incrível rabada da minha vida. Polenta e agrião coadjuvaram com dignidade a iguaria magnificamente executada pelo Heraldo. 

Tudo tão acolhedor, das entradinhas no charmoso gazebo, passando pela prosa solta com queijo Canastra, vinho e cachaça, ao tiramisù genuinamente italiano preparado à perfeição pela Giovana Capitanini, filha do Heraldo e da Marilim, que trouxe a receita da sobremesa da época em que ela viveu na Bota.

Sábado antológico, pela paisagem montanhosa, pela localidade pitoresca, pelos sabores e pelas companhias.



Um comentário:

Marilim Elizabeth Silva Capitanini disse...

Há muito tempo temos uma mesa de cedro rosa, sem emenda de 1,20m por 3,40m de comprimento, linda, muito cuidada e (ás vezes penso:"que tamanho teria esta ávore!") bem.....minha sala de visitas ficou em torno desta mesa como destaque em um lugar que foi construido para e por ela, que não chamaria de cozinha, mas um lugar sagrado onde discutimos os problemas familiares, financeiros, enfim, tudo que é importante utilizamos esta mesa. Dizem por ai que bons amigos se fazem, se encontram em torno de uma mesa e neste final de semana tivemos um encontro com Lauro e Josiane, Michel e Valéria, degustando uma rabada com polenta feita com carinho pelo Heraldo, muito deliciosa e comprovando que tudo que acontece em torno desta mesa fica mágico. Obrigada aos casais amigos pela presença e por darem mais hitória à mesa.