quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Palmeiras de São João da Boa Vista: 40 anos do título!


O maior título da História do futebol sanjoanense celebra 40 anos. Reproduzo, abaixo, depoimentos de três notáveis figuras da imprensa esportiva sanjoanense em 1979. Na sequência, o link para uma crônica minha de 1999. Aílton Fonseca e João Fernando Palomo apontam que naquele tempo não era comum o apelido carinhoso de “Palmeirinha” para se referir ao escrete crepuscular. Acato a observação deles, mas do baú da minha infância, do caldo de familiares e conhecidos, o time preto e branco sempre foi chamado de Palmeirinha.
🎙 🎤
 
O SONHO DE CRIANÇA SE ETERNIZA — Minha mãe costurou, cortou, criou, nascia a bandeira pra aquela criança anestesiada pelo futebol e pelo rádio. Meu pai me levou pro Getúlio Vargas, ficamos atrás do gol à direita das cabines. Em pé, eu com minha bandeira e o radinho com o “egoísta”, aquele fone de um ouvido só. O zagueiro Buzuca fez o gol da vitória e veio comemorar na minha direção subindo no alambrado. Alguns poucos anos depois lá estava eu ao lado de companheiros históricos e falando no rádio, quem diria. Sonhávamos com um time forte, com jogos memoráveis, até que chegou o ano mágico de 1979.
Que timaço! Quantas histórias, vitórias memoráveis e gols inesquecíveis. Acosta era o treinador. Geleia comandava o futebol do Palmeiras. Mirandinha era a estrela da companhia. Seus gols da linha de fundo são os mais impressionantes. 
Nossa, 40 anos! Parece que foi ontem. Como homem do jornalismo me lembro de cada companheiro da equipe da nossa Rádio Piratininga. Vanderley Fleming comandava o jornalismo e dirigia uma Brasília branca nas viagens. Muitas vezes íamos de carona no ônibus do clube. Carlinhos Oliveira, comentarista. Meu amigo João Fernando Palomo nas reportagens ao lado do Ailton Fonseca, que em muitos jogos era repórter e comentarista. Uma equipe memorável. Todos entusiastas com minhas loucuras de trazer os efeitos sonoros das rádios da Capital, de fazer jornadas longas. Tinha o Fábio Silveira no plantão, o J.B. Flora na técnica. A gente chegava nas outras cidades e muitas vezes não sabíamos se a transmissão tinha ido pro ar. Pode? Me lembro também da edição especial do título no Jornal Opção. Veículo do qual participei da fundação ao lado do Francisco Arten. São muitas lembranças que enchem meu coração de saudade e ao mesmo tempo de orgulho por fazer parte dessa história que jamais esqueceremos. Afinal, ali se fazia realidade o sonho de criança.
Viva o Palmeiras, Viva nossa São João, e sua história tão rica de emoção e realizações.
(por Luís Roberto de Múcio)
🎙 🎤  

40 anos do título de 1979. Eu era repórter da rádio Piratininga e me lembro do receio que os adversários tinham quando o Palmeiras chegava nas cidades onde jogava.
Acosta, que era técnico em substituição a Hélio de Almeida, me pedia sempre a escalação do adversário antes de cada jogo.
Nunca vi um treinador conhecer tanto jogador como ele.
"Esse chuta assim, o outro é bom nisso".
E assim ele dava a preleção. Mostrando os pontos fortes e fracos do adversário, depois de ter a escalação em mãos.
(por João Fernando Palomo)
🎙 🎤 

Sem dúvida que o título de campeão da antiga Primeira Divisão em 1979 foi a maior conquista do futebol sanjoanense em sua História. Era uma geração de ouro, que se projetou principalmente com Mirandinha e Gaúcho Lima, que foram negociados depois com o Botafogo do Rio. 
Mas, não há dúvida que a plêiade de grandes personagens não se restringia ao campo de jogo. Fora dele, também, tínhamos grandes nomes de dirigentes, como João Lúcio, Dr. Antenor, Geleia, Bento Palermo, Mauro Ramos, Cascata, Assalim, entre outros. E, no rádio esportivo, idem, com Luís Roberto de Múcio, Carlinhos de Oliveira, João Fernando, Vanderley Fleming e, onde, humildemente me incluo.
Essa conquista tem que ficar escrita e eternizada nas páginas mais significativas do esporte da “Cidade dos Crepúsculos Maravilhosos”.
(por Aílton Fonseca)
🎙 🎤  


minha crônica de 1999:


5 comentários:

Unknown disse...

Norinha charuto gaucho carlinhos e nonato roberto carioca ou guara titica mirandinha piau

Unknown disse...

Era esse o time?

Anônimo disse...

Queria ver foto do ponteiro direto ze calos

Anônimo disse...

Precisamos de um time na segundona para irmos prestigiar na tardes de domingo o que precisa para ter o Palmeiras de volta.

Anônimo disse...

Onde foi o Piauí o manzinha