sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Sorveteria Macaúba


Em 1983, a lendária Dona Angelina, cansada da faina, decidiu que era hora de passar para outras mãos a arte de fazer o também lendário sorvete de macaúba.

Ela confiou esse tesouro da culinária sanjoanense a um jovem casal empreendedor de Santa Cruz das Palmeiras. Odécio e Carmem Novo chegaram aos Crepúsculos com o sonho de cá fazer a vida e criar o filho único Cleber, na ocasião com nove anos.

Desde então, o sorvete de macaúba —singular no mundo— foi levemente aperfeiçoado e deixou de ser sazonal na carta da casa. O mestre-sorveteiro Odécio buscou conhecimento com um engenheiro de alimentos da Unicamp e desenvolveu um processo para processar e congelar a polpa da macaúba. Essa técnica não vitimou o sorvete com agentes estranhos: disponível de janeiro a janeiro, ele, o macaúbico carro-chefe,  e todos os itens ali servidos são absolutamente naturais.

Quer sentir um frescor além-macaúba? Prove também as maravilhas geladas de uvaia, limão, nata e amora. Ah!, e como não mencionar um dos meus preferidos: ameixa.

Neste 2018, senhor Odécio e dona Carmem comemoram 35 anos refrescando o calor de gerações crepusculares. Aqueles fregueses dos anos oitenta nunca deixaram de frequentar a Sorveteria Macaúba, aqueles fregueses dos anos oitenta tiveram filhos e netos que também aprenderam a gostar de um dos melhores sorvetes do planeta.

Avesso a qualquer ação de marketing, sério, discreto, devotado à família e ao trabalho, o quase septuagenário Odécio filosofa: “a melhor propaganda é a qualidade do produto”.

Anos atrás, num domingo fervente, dona Carmem se mostrava preocupada: “Eu e meu marido estamos cansados. Essa vida no comércio não é fácil. Um dia vamos ter que parar. Se o Cleber não quiser seguir no negócio, ou vendemos ou baixamos as portas”. 

Uma semana atrás, num domingo de quentura senegalesca, senhor Odécio era só orgulho: “Cleber e a esposa Luciene vão assumir a sorveteria. Eu continuarei por trás, ensinando e botando a mão na massa, mas agora a responsabilidade do balcão e da gestão vai ser deles”.

Um dia atrás, numa quinta-feira dos infernos, o advogado Cleber é entusiasmo e expectativa: “Tão importante quanto o ganha-pão é honrar e preservar o fruto de trinta e cinco anos de suor dos meus pais”.

Um pequeno estabelecimento familiar, um sorvete 100% artesanal livre de qualquer essência artificial, livre de qualquer conservante ou aditivo químico. Leite da fazenda —pasteurizado, claro—, frutas, açúcar, pesquisa, dedicação e paciência. E História, muita História!

Meu respeito, minha admiração e os votos de um macaúbico sucesso nessa nova etapa da Sorveteria Macaúba.

🍦🍦🍦
[Dona Carmem foi enfática enquanto conversávamos para a escrita do post: “Sou grata a Deus, a meu marido, a meu filho, às minhas funcionárias e aos meus fregueses. A sorveteria foi, é e sempre vai ser a minha vida”].

Nenhum comentário: