sábado, 2 de maio de 2020

Pasta da Serra


Gnocchi ou nhoque?
Juntar os queridos em torno de uma mesa enfarinhada, moldar e esticar aquela tira de massa e cortar em pedacinhos. Uns gostam de desenhar a massinha com os dentes de um garfo, outros preferem a rusticidade decorrente do simples picote. Pela força da colonização italiana, grande parte dos brasileiros tem na memória afetiva o fazer e/ou comer nhoque, esse prato tradicionalmente feito de batata, que no Brasil tem na mandioca e na mandioquinha algumas variações consagradas.  

Nhoque de batata-doce e nhoque de castanha-do-Pará são outras experiências mais ousadas que surpreendem. Onde tem? Na Pasta da Serra! Vou contar…

Thais, engenheira química, saiu de São João da Boa Vista em 1999 para ganhar a vida. Rodou um bocado pelo país, trabalhou na França e na Inglaterra e, recentemente, montou em São José dos Campos uma empresa que faz comida natural congelada para cães.

A crise transportou Thais de volta aos Crepúsculos. Na bagagem, ela carregou a empresa de rango canino. Nos braços, ela trouxe o marido Gustavo, engenheiro de produção, que cozinha uma enormidade. Ele, que também joga rúgbi, faz desde sempre uma receita de nhoque da avó Maria de Lourdes. 

Da receita clássica aprimorada com segredinhos de família, Gustavo arriscou, e se deu bem, em releituras da pasta. O de batata-doce tem, óbvio, notas adocicadas que casam à perfeição com a suave acidez do molho de tomate. Pedacinhos de castanha-do-Pará estão no outro nhoque atrevido do cardápio que harmoniza com o molho pesto da mesma castanha. Ambos têm a massa levíssima. Os molhos devem ser creditados à Thais, sendo o ao sugo uma coisa magnífica, pela cor, pela baixa acidez, pela ausência total da casca e pelo processamento sem liquidificador, que proporciona densidade, cremosidade e visíveis pedacinhos de tomate. 

Pasta da Serra é o selo que nasceu da vocação culinária do Gustavo, da virtude “molhada” da Thais e da necessidade urgente das pessoas comerem mais em casa durante o isolamento. 

🍝 🍷 🍝 🍷 
zap-nhoque: 11 98268-8107 // 11 97490-3741
Nhoques: tradicional, batata-doce e castanha-do-Pará
Molhos: ao sugo, de carne e pesto
*consulte também salpicão de frango e caponata de berinjela
🍝 🍷 🍝 🍷 
Valorize quem trabalha com produtos artesanais e frescos. O pequeno comerciante precisa de você. Prestigie o comércio local. Receba o alimento no conforto de sua casa e ainda ajude quem precisa do seu consumo nestes tempos tão difíceis. 


Nenhum comentário: